domingo, 20 de dezembro de 2015

Vigia esperando aurora



Esta música reflete o estado de vigília que devemos estar.
Meditemos sobre a letra desta música para que nossa vida reflita o que nos diz ela.
Segue abaixo a letra e o vídeo desta música do Monsenhor Jonas Abib que é inspirada no Salmo 130:

Vigia Esperando Aurora

Vigia esperando a aurora qual noiva esperando o amor
É assim que o servo espera a vinda do seu Senhor
É assim que o servo espera a vinda do seu Senhor

Ao longe, um galo vai cantar seu canto
O sol no céu vai estender seu manto
Na madrugada eu estarei desperto
Que já vem perto o dia do Senhor

A minha voz vai acordar meu povo
Louvando a Deus que faz um mundo novo
Não vou ligar se a madrugada é fria
Que um novo dia logo vai chegar

Se é noite escura, acendo a minha tocha
Dentro do peito o sol já desabrocha
Filho da luz, não vou dormir, vigio:
Ao mundo frio vou levar o amor!





Apresentação do Curso Tempo de Vigília


Irmãos, este blog foi criado por mim em 2009 com o objetivo de compartilhar aqui meus estudos sobre escatologia. Desde lá já li bastante coisa, já vivenciei também muita coisa.

No início de 2015 comecei a esboçar um mapa para estudo sobre escatologia e buscar juntar pessoas que desejariam estudar a temática.

Depois de algumas orações senti a inspiração de iniciar um curso. Talvez seja muito ousado de minha parte, não sei se esta é totalmente a vontade de Deus para isso, creio que sim, vamos ver.
Vou tentar me dedicar a gravar alguns áudios ou vídeos abordando o tema da escatologia, mas não da forma somente de estudos, nem da forma dramática/curiosa sobre o fim do mundo sensacionalista.
Gostaria de abordar focando a busca de uma vida em união com Deus em preparação ao nosso encontro com ele, seja ele vindo na sua Parusia, seja nós indo a Ele na nossa morte.

Por isso nosso curso terá uma abordagem totalmente diferente de tudo, refletindo o que diz exatamente o nome do curso: Tempo de Vigília.

Para quem NÃO é este curso: para fundamentalistas, curiosos, hereges, orgulhosos, donos da verdade, para converter pessoas que não acreditam na bíblia ou na igreja.

Para quem é este curso: para católicos praticantes, os que buscam ser obedientes à Palavra de Deus, orantes, humildes, que reconhecem que sabemos pouquíssimo e que Deus tem derramado na sua Igreja riquezas extraordinárias que precisamos conhecer, que reconhecem que Deus tem se manifestado em várias Revelações Particulares pelo mundo em toda a história da Igreja até nossos dias atuais e que devem ser acolhidas com muito discernimento em fidelidade à Palavra de Deus dada nas Sagradas Escrituras, Tradição e Magistério.

Então os pré-requisitos para participar deste curso será
1) ser católico praticante,
2) acreditar pelo menos nas Revelações Particulares reconhecidas pela Igreja
3) coração aberto para praticar uma vida de oração e penitência
4) buscar estudar os materiais repassados

Vou tentar gravar um vídeo introdutório abordando os 10 fundamentos principais para participar deste curso.

O curso será gratuito. Talvez possa no futuro fechar algumas temáticas para contribuidores, talvez.

O objetivo principal deste curso é vivermos em comunidade uma vida de penitência e oração em preparação para nosso encontro com o Senhor e ajudar outros para que se preparem também.

Este texto aqui é uma apresentação do curso. Na aula de introdução eu repassarei como se inscrever no curso.

Ele não terá periodicidade específica.

Deus te abençoe! Ore por nós!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Tempo de Vigília




Irmãos, estou reativando o blog com o nome de Tempo de Vigília.
Quero me dedicar a estudos escatológicos e compartilhar aqui todas as minhas experiências.
Quem quiser participar ativamente pode entrar em contato comigo aqui pelos comentários do blog, pelo email ou por outros meios que depois colocarei aqui.

Nosso email será: tempodevigilia@gmail.com

Deus nos abençoe!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Estudo de Escatologia - Padre Paulo Ricardo - Aula 1



Esta é a primeira aula do Padre Paulo Ricardo do curso Escatologia.
Ele disponibiliza para todos as duas primeiras aulas.

Clique aqui para fazer download do mp3

ESCATOLOGIA, (do grego εσχατος, "último", mais o sufixo -logia, e do latim eschatón), é a coisa última. Ela se difere de telos (do grego τέλος, finalidade) que significa “as causas finais”; portanto, não é um curso de teleologia, embora ele vá perpassar alguns aspectos teleológicos.
Para se referir ao ser existem três palavras, todas sinônimas, mas com usos específicos para cada situação: substância, essência e natureza. A primeira é utilizada em relação ao ser, a segunda ao conhecer e a terceira ao agir. Portanto, a palavra natureza é a mais dinâmica, relacionando-se à moral, à ética e, justamente por isso, é usada para referir-se à finalidade do homem. Assim, quando se diz que algo é analisado a partir da teleologia, lê-se que está se referindo à sua natureza, ao o ser relacionado ao agir.
Ao se olhar para a natureza do ser humano, através de um esforço racional, é possível se chegar a um telos, a uma finalidade. Segundo Aristóteles, a finalidade do homem é a felicidade. Já o esforço teológico, por sua vez, diz que todos os seres humanos aspiram a felicidade, que pode ser definida como a realização do próprio ser, estando, portanto, inscrita nele. Por exemplo, a felicidade da lâmpada é iluminar, do microfone é captar o som e assim por diante. Isso acontece porque foram criados para isso. A finalidade deles é essa.
E o homem, para que foi feito? Para responder essa questão fundamental é necessário um esforço teológico e filosófico. Existe, porém, um problema: o homem recebeu um acréscimo de Deus que é a Graça. O ser humano, conforme revelado através de Jesus Cristo, possui um destino, uma finalidade que supera a sua natureza. Todo aquele que possui natureza humana é chamado - por dom de Deus - para participar da natureza divina, que é o ser de Deus, a vida Dele.
Ora, mesmo que se faça a maior diligência não é possível concluir que um dia o homem, por si só, consiga participar da natureza divina. É impossível. Desse modo, estudar escatologia não é estudar a natureza humana e o seu destino humano (teleologia), mas sim, a natureza humana e o seu destino divino (escatológico), dado por Deus gratuita, superabundante e graciosamente, por pura liberdade.
Isso acaba por impossibilitar a dedução escatológica, pois o que aguarda o homem na vida eterna é muito maior do que se pode sonhar, imaginar ou conceber racionalmente. Supera o entendimento humano, portanto, não pode ser deduzido.
O esforço filosófico chega tão somente à conclusão de que o ser humano não encontra em si mesmo a satisfação de suas necessidades. Sendo assim, a filosofia pode postular que a alma é eterna, mas não consegue responder totalmente à questão.
O estudo da escatologia implica compreender que o homem é um ser que não encontra nele mesmo a sua resposta e, filosoficamente, é preciso obsecrar que Deus venha e resolva o problema, portanto, não como postulado, mas como REVELAÇÃO.
A abordagem adotada, avisamos desde o início, não será a de Karl Rahner e o seu tomismo transcedental, embora por uma questão de justiça, algumas opções dele deverão ser analisadas. A linha assumida será a chamada da “volta às fontes” ou “la nouvelle théologie” honrada e defendida por grandes teólogos como Henri de Lubac, Hans Urs von Balthasar e Joseph Ratzinger. E desejará tão somente responder à questão fundamental que todo homem em algum momento de sua vida já se fez: “o que será de mim depois da morte?”

Fonte:
https://padrepauloricardo.org/cursos/escatologia-o-fim-dos-tempos

sábado, 21 de fevereiro de 2015

O fim está próximo?





O Tempo do Advento nos recorda do mistério da segunda vinda de Cristo. Diante deste tema as reações tendem ao exagero: para os céticos nada acontecerá; para os fundamentalistas tudo já está previsto em detalhes. Entre o tudo e o nada, qual é realmente a fé da Igreja? Qual a atitude espiritualmente sadia diante do Fim dos Tempos? O que dizer das profecias e das aparições que preveem uma grande tribulação? O Deus-Amor pode mesmo nos castigar?
Veja no vídeo abaixo a reflexão do Padre Paulo Ricardo a respeito:




Ou baixe o áudio em mp3 zipado clicando aqui.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Estudo sobre Fim dos Tempos - parte 5




Depois de mostrar os fundamentos principais do estudo (se você ainda não viu clique aqui), vamos agora focar na sétima área que é a que analisa os fatos da história passada e as notícias e acontecimentos do presente, junto com algumas análises do nosso incerto futuro.
Esta sétima área é necessária um acompanhamento constante. Será o item com mais conteúdo, pois será flexível em questão principalmente dos acontecimentos atuais onde precisamos estar acompanhando o que está ocorrendo na igreja, nas outras religiões, no mundo, na política e na economia. Apesar desta lista sofrer mudanças constantes, segue abaixo o modo como vamos dividir por enquanto:

7. Acontecimentos Históricos

     7.1 História Passada
          7.1.1 Antes de Cristo
          7.1.2 Depois de Cristo
               7.1.2.1 Comunismo/Socialismo

      7.2 História Presente
          7.2.1 Comunismo/Socialismo atual na Igreja
          7.2.2 Comunismo/Socialismo atual no mundo
          7.2.2 Comunismo/Socialismo atual no protestantismo

     7.3 Perspectivas Futuras

Depois desta demonstração introdutória com estas cinco postagens, vá agora para o mapa do nosso estudo e siga à vontade a sequência e estude, aprofunde de acordo com suas necessidades.
Comente e participe do site, contribua indicando outras fontes, links e materiais para enriquecer este trabalho.

Acesse clicando aqui o Mapa do Estudo Fim dos Tempos.

Deus te abençoe!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Estudo sobre Fim dos Tempos - parte 4


Esta postagem visa continuar o post "Estudo sobre Fim dos Tempos - parte 3". Para que você possa fazer este estudo na ordem correta comece CLICANDO AQUI.

Temos dois pilares: o do CONHECIMENTO e o da PRÁTICA.
Apresento abaixo um resumo do conteúdo que será abordado na área da PRÁTICA:




Estudo sobre Fim dos Tempos - parte 3


Esta postagem visa continuar o post "Estudo sobre Fim dos Tempos - parte 2". Para que você possa fazer este estudo na ordem correta comece CLICANDO AQUI.

Temos dois pilares: o do CONHECIMENTO e o da PRÁTICA.
Apresento abaixo um resumo do conteúdo que será abordado na área do CONHECIMENTO:


Na próxima postagem explanaremos o conteúdo do pilar da PRÁTICA.
Deus te abençoe!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Estudo sobre Fim dos Tempos - parte 2


Irmãos, Shalom!

Como falamos anteriormente, vamos intercalar o estudo entre conhecimento e prática.
Serão 6 fases como exposto no quadro abaixo:



A primeira fase aprofundaremos o "Depósito da Fé" na área de CONHECIMENTO.
A segunda fase será sobre "Espiritualidade" na área da PRÁTICA.
A terceira fase será sobre "Escatologia" na área do CONHECIMENTO.
A quarta fase será sobre "Conversão" na área da PRÁTICA.
A quinta fase será sobre "Revelações Particulares" na área do CONHECIMENTO.
A sexta fase será sobre "Missionaridade" na área da PRÁTICA.
A sétima fase será uma formação constante baseada no acompanhamento dos acotecimentos históricos mundiais no passado e no presente.

O tempo de cada fase dependerá de cada um em particular. Dependerá dos seus conhecimentos já adquiridos ou não. Vamos linkar aqui várias fontes para aprofundamento. Reuniremos conteúdos de vários locais e utilizaremos várias modalidades (vídeos, áudios, textos, etc).

Seguindo este padrão você pode estudar como num "EAD", quando você puder. Mas é extremamente necessário que este estudo tenha uma certa união junto com outras pessoas para incentivo e troca de conhecimento.

Para contato deixe seu comentário aqui ou mande um email para nós: cefascast.org@gmail.com
Deus te abençoe!
Alessandro Silva

sábado, 31 de janeiro de 2015

Estudo sobre o Fim dos Tempos - parte 1



Estudar o Fim dos Tempos é uma necessidade nos dias de hoje. Esse ramo na teologia católica é chamada de escatologia. Tenho sentido um chamado do Senhor para iniciar este estudo. Você é convidado a fazê-lo comigo. Antes de tudo venha por também sentir esse chamado e não por mera curiosidade ou sensacionalismo.

Este estudo visa ser fiel à doutrina católica exposta na Palavra de Deus: nas Sagradas Escrituras, na Sagrada Tradição e no Sagrado Magistério. Também vamos explorar sem preconceitos as Revelações Particulares já aprovadas ou não pelo Magistério, sempre usando o discernimento e com liberdade. Isso porque mesmo as não aprovadas ainda podem ser divulgadas se não ensinam nada contra a sã doutrina.

Há muita confusão sobre este assunto com muitos textos e vídeos divulgando exageros e coisas sem sentido de procedência duvidosa. Além de o assunto ser bem complexo e fazer um nó na nossa cabeça. Meu objetivo é justamente retirar estes nós que eu tenho... Organizar o assunto em ordem, com tópicos bem estruturado. Não sei se vou conseguir, mas é o meu desejo. Conto com vocês.

Este estudo se dedicará a dois pilares: CONHECIMENTO e VIVÊNCIA.
Isto é, não basta conhecer o conteúdo sem vivê-lo. Ao estudar o Fim dos Tempos nos deparamos contínuamente com os pedidos de Nosso Senhor e Nossa Senhora a respeito da oração, conversão e missão. Por isso junto com o estudo vamos aprofundar sobre os aspectos principais de colocá-los em prática.

Vamos também manter contato contínuo entre os membros do estudo. Para isso vamos usar todos os recursos disponíveis: email, redes sociais, celular, whatsapp, twitter, etc.

Para uma melhor vivência e aproveitamento real de todo o estudo seria importante que todos se aprofundassem nas seguintes áreas:

  1. DEPÓSITO DA FÉ
  2. ESCATOLOGIA
  3. REVELAÇÕES PARTICULARES
  4. ESPIRITUALIDADE
  5. CONVERSÃO
  6. MISSIONARIDADE
  7. HISTÓRIA (NOTÍCIAS, POLÍTICA, ECONOMIA E FILOSOFIA)
Os itens 4, 5 e 6 estão dentro da dimensão da VIVÊNCIA. Nós não vamos estudá-los aqui, mas vou deixar uns links para pelo menos consulta básica para quem deseja aprofundar. Não vou colocar muita coisa, senão seria impossível, pois para os temas existe uma infinidade de sites.
Os itens 1, 2, 3 e 7 estão dentro da dimensão do CONHECIMENTO. Não vamos estudar o item 1 e parte do item 2, por se tratar de conhecimentos básicos, mas vou colocar alguns links para que quem tem dificuldade possa estudar. Mas mantenho aqui na lista por se tratar de matéria importante. Sem uma base sólida não dá pra construir a casa.

Quer participar? Mantenha contato e acompanhe este blog.
Deus te abençoe! Shalom!